Trovadorismo
ConceitoPodemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.
Contexto histórico
O trovadorismo desenvolveu-se dentro do feudalismo, que era um sistema econômico onde praticamente não havia comércio ou uso de moeda. Existia o Senhor Feudal, ou suserano, que era dono de uma grande quantidade de terras, e então ele sedia alguns metros quadrados para homens que se tornavam seus servos, ou vassalos. Estes homens trabalhavam nas terras do suserano para conseguir sustento próprio e proteção contra invasores germânicos – que na época invadiam a Europa com muita frequência – e em troca prometiam dar uma parte e suas produções para o sustento do senhor.
Poesia lírica Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).
Características das cantigas de amor * Voz lírica masculina * Tratamento dando à mulher: mia senhor. * Expressão da vida da corte. * Convenções do amor cortês: a) Idealização da mulher; b) Vassalagem amorosa; c) Expressão da coita. * Origem provençal.
Poema de amor
Conheço certo homem, ai formosa,Que por vossa causa vê chegada a sua morte;Vede quem é e lembrai-vos disso;Eu, minha senhora.Conheço certo homem que perto senteDe si a morte chegada certamente;Vede quem é e tende-o em mente;Eu, minha senhora.Conheço certo homem, escutai isto:Que por vós morre e vós desejais que ele parta;Vede quem é e não vos esqueçais dele;Eu, minha senhora. Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor