Tropa de Elite
Nome
Magali
Maria Cleonice
Maria Lima
Rio Claro, 29 de setembro de 2013
Sumário
Introdução 03
A Atuação Do Assistente Social 03
Detalhes Marcantes Do Filme Gandhi 04
Constituição Federal 1988 Art6 04
Bibliografia 05
O filme Tropa de Elite relata uma sociedade de corrupção, drogas, violência, ocorrida dentro da própria polícia. Foi criado então o grupo especial BOPE (Batalhão de Operações Especiais), para combater os dados acima.
Sua narrativa é feita pelo capitão Nascimento que descreve acontecimentos ocorridos no morro Turano do Estado do Rio de Janeiro na década de 90, durante a visita do Papa João Paulo II. O capitão Nascimento faz parte do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) onde é considerado incorruptível. Devido a sua esposa estar grávida terá que abandonar o grupo, mas que para isso é necessário que ele encontre um substituto que tenha os seus ideais de honra e profissionalismo.
Uma das manifestações culturais apresentadas no filme equivale aos policiais do BOPE terão estigmas de serem super-heróis algo cultural envolvendo comportamentos, práticas sociais, aprendidas de geração para geração através da vida em sociedade.
Esses policiais se sacrificam em nome do “cumprimento de ordens e da lei”, “missão dada é missão cumprida” . Dentro dessa cultura quem tem o poder usa muitas vezes da humilhação, da tortura, da execução pública, como forma de dominação.
Visto que a cultura envolve tudo o que o homem faz, pensa ou sente enquanto membro de um grupo, aqueles que fazem parte do BOPE o seguem com se fosse uma seita, ou seja, um modo de vida.
Nas variadas formas de cultura impostas pelas classes dominadoras as classes dominadas. Os dominadores classificam normas e culturas como sendo certo, errado, bom, aceitável, etc, quem domina é que dita as regras.
Sendo assim, a classe dominada que são os traficantes, sabe que matar alguém do BOPE “é