Tropa de elite 01
Narrado em primeira pessoa, o filme mostra um paralelo entre a corrupção policial e sua ligação com o tráfico de drogas que domina o Rio de Janeiro.
Mostra uma visão detalhada do problema pela ótica dos protagonistas principais do filme. Capitão Nascimento que vai ter um filho quer se afastar do Bope, e tenta encontrar um substituto para seu posto e treina um aspirante a oficial para substituí-lo.
O filme mostra como funciona o sistema, o “jeitinho brasileiro”, que leva a uma corrupção generalizada, inclusive, mostra a corrupção nos órgãos internos da própria corporação, e a ligação estreita da policia com o tráfico de drogas e com o jogo do bicho e a luta de policiais que não se corromperam para lutar contra o sistema e a conseqüência disso na cidade pela ótica e ação dos 03 personagens principais.
Uma sociedade decadente e corrupta é demonstrada, uma realidade desigual e assustadora entre as classes sociais e a ligação do tráfico de drogas com todos os níveis sociais e com a policia, o domínio dos chefes do tráfico nos morros cariocas onde decidem a vida ou a morte dos habitantes.
Um filme que mostra sem rodeios a verdadeira identidade atual da sociedade e da policia brasileira, onde tudo é permitido em nome do lucro fácil, e as conseqüências disso sobre toda a sociedade.
Um retrato frio, duro e cruel sobre a corrupção e a escalada do vicio das drogas, e de como isso afeta a identidade e a personalidade de todos os envolvidos.