Troia
Este período foi caracterizado por comunidades gentílicas que eram como um clã onde cada agente pertencia a um grupo de pessoas que eram unidos por parentesco e funcionavam em economias fechadas e politicamente autônomas. Nessas sociedades havia um genos que era a reunião de um mesmo lar com todos seus descendentes de um único antepassado. Cada genos possuía um petar que era o líder político cujo mesmo tinha privilegio e não utilizava esses seus recursos, os mais beneficiados eram os parentes mais próximos do petar enquanto os mais afastados eram excluídos e essa desintegração fazia com que surgissem diferenças sociais.
Já o filme demonstra a relação com o clã como eu falei que Aquiles pertencia a um grupo de pessoas cujos mesmos fizeram uma batalha por conta das diferenças contra Troia e relata a intervenção dos deuses no destino das pessoas. Possivelmente as invasões dóricas foram responsáveis por esse regresso aos campos e pelo fim do domínio do comércio marítimo da região da Hélade. Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais. Ao contrário da civilização cretense, em que a mulher tinha um papel preponderante, nos genos eram os homens que exerciam a principal influência sobre a sociedade.
O páter era a autoridade máxima e exercia as funções de juiz, além de ser chefe religioso e militar. a produção passou a ser de subsistência, com exploração da mão-de-obra familiar, auxiliada por uns poucos assalariados e escravos; a arte e a escrita desapareceram; o artesanato decaiu; as armas de bronze finalmente trabalhadas foram aos poucos sendo substituídas por artefatos grosseiros, feitos de ferro; e o sepultamento em magníficos túmulos foi substituído pela cremação simples.
Nesse período a população passou a se