Trocadores de calor
Trocador de calor é o dispositivo usado para realizar o processo da troca térmica entre dois fluidos em diferentes temperaturas, Este processo é comum em muitas aplicações da Engenharia. Podemos utilizá-los no aquecimento e resfriamento de ambientes, no condicionamento de ar, na produção de energia, na recuperação de calor e no processo químico.
OBJETIVO
Estudar as principais características e funções dos trocadores de calor de placas planas e espirais.
1- TROCADOR DE CALOR ESPIRAL
DEFINIÇÃO:
Um trocador de calor espiral pode referir-se a uma configuração de tubos helicoidal (espiralada), mais genericamente, o termo refere-se a um par de superfícies planas que são espiraladas de forma a formar os dois canais em um arranjo de fluxo contracorrente. Cada um dos dois canais tem dois longos trajetos curvos. Um par de entradas de fluido são conectados tangencialmente a outros braços da espiral, e as entradas axiais são comuns, mas opcionais.
DISPOSIÇÃO DOS FLUXOS
EXISTEM TRÊS TIPOS PRINCIPAIS DE FLUXOS EM UM TROCADOR DE CALOR ESPIRAL: 1. Fluxo em contracorrente: Ambos os fluxo de fluidos em direções opostas, é utilizado para aplicações líquido-líquido, condensação e arrefecimento de gás. As unidades são geralmente montadas verticalmente quando condensação de vapor e montadas horizontalmente ao manusear altas concentrações de sólidos. 2. Fluxo em Espiral/fluxo cruzado: Um fluido está em fluxo em espiral e outro em um fluxo cruzado. As passagens do fluxo em espiral são soldados de cada lado para este tipo de trocador de calor em espiral. Esse tipo de escoamento é adequado para lidar com gases de baixa densidade, que passam pelo fluxo cruzado, evitando a perda de pressão. Ele pode ser usado para aplicações líquido-líquido se um líquido tem uma vazão consideravelmente maior do que o outro. 3. Vapor distribuido/fluxo em espiral: Este projeto é um condensador, e é geralmente montado verticalmente.