trocadores de calor
1.0 Introdução
2.0 Objetivo
3.0 Funcionamento
3.1 Pela Mistura de Fluidos
3.2 Com Armazenagem Intermediária
3.3 Através de uma Parede que separa os Fluidos
4.0 Figuras do Equipamento
5.0 Principais Tipos de Trocadores
5.1 Bitubular
5.2 De Placas
5.3 Casco e Tubo
6.0 Aplicação na Indústria
7.0 Referências Bibliográficas
1.0 INTRODUÇÃO
Trocadores de calor são equipamentos de extrema importância para a engenharia. Foram desenvolvidos muitos tipos de trocadores de calor para diversos campos da indústria, como usinas elétricas, usinas de processamento químico, ou em aquecimento e condicionamento de ar. Existem também aplicações domésticas bastantes comuns como em geladeiras e ar condicionados. Esse equipamento foi projetado para trocar calor entre fluidos, segundo as leis da termodinâmica, e, portanto proporcionar o reaproveitamento da energia térmica presente nos fluidos quentes. Dessa forma, ao conservar a energia, os trocadores de calor tornam-se importantes ferramentas para a preservação do meio ambiente.
2.0 OBJETIVO
O trocador de calor é um equipamento com a finalidade de realizar o processo de troca térmica entre dois sistemas, fluído quente e fluído frio. Essa troca pode ser feita entre sistemas separados ou misturando os fluídos. Este processo é amplamente aplicado em diversos setores da engenharia, como, por exemplo, em aquecedores, refrigeração, condicionamento de ar, recuperação de calor, usinas de geração de energia, plantas químicas, plantas petroquímicas, refinaria de petróleo, processamento de gás natural e tratamento de águas residuais.
3.0 FUNCIONAMENTO
Existem três princípios diferentes em que se baseiam os trocadores de calor, sendo o último o mais comum na indústria, pois não há contato entre os dois fluídos, e assim podem ser reaproveitados. Os demais possuem aplicações específicas.
3.1 PELA MISTURA DE FLUIDOS
Dois fluidos de