Trocador de calor
Acadêmicos: R.A:
Professor:
Maringá, outubro de 2011
Objetivos:
Realizar experimentalmente balanços de massa e energia, em trocadores de calor multitubulares e em associações dos mesmos em série e em paralelo para posterior determinação dos coeficientes globais de troca térmica e da quantidade de fluido de aquecimento necessária.
Apresentar de forma prática, em laboratório, o princípio de funcionamento dos trocadores de calor multitubulares, com vista ao seu dimensionamento.
Procedimento Experimental:
Materiais:
-Termômetro de mercúrio e de linha
-Bomba centrífuga
-Caixa de água
-Cronômetro
-Manômetro
-Balança de prato superior
-Balde
-Trocadores de calor multitubulares
2.2 Métodos:
Neste experimento foram realizadas 4 configurações diferentes com os 2 trocadores de calor, um de 2 passos e outro de 8 passos. Cada configuração será explicada detalhadamente a seguir.
- CONFIGURAÇÃO 1
Os dois trocadores associados de modo que o vapor escoa em paralelo no casco e a água escoa em série nos tubos dos trocadores.
Inicialmente, verifique o nível de água do reservatório. É necessário a verificação do nível de água do reservatório, pois ele deve ser mantido constante durante todas as medidas.
Abriram-se as válvulas do refluxo da bomba e as dos trocadores totalmente, de tal forma que estes ficassem em série.
Atingida a pressão admissível de trabalho (2 a 3 kgf / cm2), abra as válvulas V1, V2, V3, V4, V6, V7 e V8, (as válvulas V5 e V9 permanecem fechadas) configurando um sistema em que a água escoe em série pelos tubos dos dois trocadores de calor (Figura 7). Feito isso, ligar a bomba centrífuga. Abra cuidadosamente as válvulas V11 e V12, de forma que o vapor escoe em paralelo pelo casco dos dois trocadores.
Trabalhe com as válvulas já abertas de modo que o sistema atinja um regime com temperatura e vazões constantes.
Com o auxílio de