Troca de Calor com Balão de Ar
Condução, convecção e irradiação são diferentes processos de propagação do calor. A definição de calor é energia térmica em trânsito, ou seja, está em constante movimentação e transferência entre os corpos do universo. No entanto, para que ocorra transferência de calor entre dois corpos é necessário que ambos possuam diferentes temperaturas, pois dessa forma, o calor irá fluir sempre do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura.
Condução: é o processo utilizado nesta experiência:
É um processo em que a energia térmica passa de um local para o outro através de partículas. Isso ocorre na região mais quente onde as partículas tem mais energia, transmitindo através de vibrações para as outras partículas e assim sucessivamente. O material que apresenta mais condutibilidade térmica de calor é o metal por ser mais denso, já a borracha por ser menos densa possui uma condutibilidade menor.
A troca de calor acontece quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato em um mesmo ambiente e, depois de certo tempo, alcançam o equilíbrio térmico. É a situação em que o calor se propaga através de um "condutor". Ou seja, apesar de não estar em contato direto com a fonte de calor um corpo pode ser modificar sua energia térmica se houver condução de calor por outro corpo, ou por outra parte do mesmo corpo. Ocorre principalmente em meios sólidos. Acontece em razão do contato das partículas (átomos, elétrons e moléculas) que formam os corpos.
Para quantificar a facilidade com que um determinado meio conduz, engenheiros empregam o termo condutividade térmica, também conhecida como constante de condutividade ou coeficiente de condução, k. Em condutividade térmica k é definido como "a quantidade de calor, Q, transmitido no tempo (t) através de uma espessura (L), em uma direção normal a uma superfície de área (A), devido a uma diferença de temperatura (?T) [...]. " A condutividade térmica é uma propriedade do material que é