Tristeza parasit ria em bovinos
Aluno: Alexandre Simon
Professor: Roberto Fornazier
Turma: 3ª C
Data: 03/06/2015
Artigo sobre tristeza parasitaria em Bovinos (TPB)
Fonte: http://www.vallee.com.br/novidades/tristeza-parasitaria-bovina-tpb
Chama se tristeza parasitária bovina o complexo de duas enfermidades causadas por agentes diferentes, mas com sintomas parecidos a babesiose e a anaplasmose, a babesiose bovina é causada pelos protozoários babesia bovis e bigemina e a anaplasmose pela Anaplasma marginale.
São parasitas que se reproduzem dentro das células vermelhas do sangue destruindo elas isso causa uma intensa anemia nos animas esses parasitas são transmitidos principalmente pelo carrapato, mas pode ser transmitido por outros insetos hematófagos, como a mosca do chifre, depois que os animais doentes serem vacinados devemos descartar ou esterilizar a agulha e a seringa, pois ela pode transmitir a TPB pelos resíduos de sangue.
Os sinais clínicos da TPB são fáceis de ser identificados, são eles: arrepiamento dos pelos, coração acelerado, ausência de ruminação, e a mucosa branca no olho boca e vulva.
A tristeza parasitária é muito difícil de ser prevenida, mas podemos tomar algumas medidas sanitárias como deixar o rebanho livre de carrapatos e mosca do chifre e esterilizar as agulhas e seringas.
Para o tratamento ser eficaz devemos diagnosticar a doença no inicio e o resto dos animais do rebanho também devem passar por uma analise mais criteriosa. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível devemos ficar atento ao peso do animal e se percebemos que ele esta desidratado fornecer a hidratação por medicamentos via oral, devemos evitar que esses animais de estressem ou caminhem para que o coração e a respiração não acelerem.