TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE
Ambiental – Refere-se ao capital natural de um empreendimento ou sociedade. É a perna ambiental do tripé. Aqui assim como nos outros itens, é importante pensar no pequeno, médio e longo prazo. A princípio, praticamente toda atividade econômica tem impacto ambiental negativo. Nesse aspecto, a empresa ou a sociedade deve pensar nas formas de amenizar esses impactos e compensar o que não é possível amenizar.
Econômica – A palavra economia, no dicionário, é definida como Organização de uma casa, financeira e materialmente. Com o passar dos anos, séculos, a palavra economia foi direcionada apenas à vertente dos negócios ou no sentido da poupança, economizar. Este pilar traz o retorno do significado de cuidar da casa, afincado pelos gregosna Antiguidade. São analisados os os temas ligados à produção, distribuição e consumo de bens e serviços e deve-se levar em conta os outros dois aspectos. Ou seja, não adianta lucrar devastando, por exemplo.
Existem pilares, aspectos mais subjetivos para serem trabalhados junto à questão da sustentabilidade. Podemos analisar as questões políticas e culturais. Aceitando a premissa de que tudo está interligado, eles são importantes para qualquer tipo de análise do tripe.
ECOLOGIA É ALGO MUITO VÁLIDO PARA EMPRESAS E NÃO APENAS PARA SALVAR O URSINHO PANDA
EMBORA O TERMO LIXO SE APLIQUE AOS RESIDUOS EM GERAL, MUITO DO QUE SE CONSIDERA LIXO PODE SER REUTILIZADO OU RECICLADO DESDE QUE OS MATERIAS