Trinta anos que mudaram o mundo
33 e 64 dC
1. Em trinta anos quais foram as maiores mudanças que vocês puderam perceber?
Versículo-chave
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”
Atos 1:8
Situação histórica de Atos
1. Paz Romana ou Pax Romana
2. Língua Grega
3. Fé judaica
Duas Barreiras para os primeiros crentes
Era uma tarefa árdua
Gregos - (Atos 17.23-28) – Paulo usa a linguagem do povo e é estratégico, extremamente sagaz .
A Grécia era um país com um povo (Atenas) extremamente pagã e seus cidadãos sacrificavam a diversos falsos deuses. E existia o altar do deus desconhecido, erigido para assegurar que nenhum deus tivesse ficado fora da adoração dos atenienses. Paulo sabia que os atenienses não conheciam o antigo testamento, pois não eram judeus.
E o que Paulo faz? Utiliza o altar do deus desconhecido e começa seu discurso: “…passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do Céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois, ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas tem dito…” (Atos 17.23-28) – Neste trecho Paulo não menciona a bíblia, mas utiliza citações de filósofos gregos (Epimênides, Cleanto e Arato) e estas citações são originalmente sobre Zeus, o maior dos deuses gregos. Paulo contextualizou a mensagem para um povo,