trindade
Centro Tecnológico
Sistemas de Informação
Disciplina: Projetos I
Aluno: Diogo Ludvig – 0313812-7
Resumo do artigo “Comparação entre Metodologias Ágeis e Tradicionais para o Desenvolvimento de Software”
Este resumo trata do artigo feito por Michel dos Santos Soares da Unipac Universidade Presidente Antônio Carlos. O artigo faz uma comparação entre as metodologias tradicionais e ágeis de desenvolvimento de software. Em especial é feita a comparação da XP – Extreme Programming e o modelo Clássico.
1 Introdução
O autor fala que o uso de metodologias tradicionais se faz benéfica em projetos grandes e de longo prazo, onde os requisitos do sistema são estáveis e requisitos futuros são previsíveis. Porém a maioria dos projetos de software não funcionam desta maneira, e sim com pequenos prazos para cumprir, requisitos são passíveis de mudança, as equipes são pequenas, e o desenvolvimento rápido é fundamental. Neste caso é essencial a utilização de uma metodologia de desenvolvimento ágil.
Dentre as metodologias que vem se destacando podemos citar a Extreme
Programming, que vem aumentando em número de adeptos e projetos. O enfoque dado as pessoas e não ao processo de desenvolvimento é um dos seus grandes triunfos. E além disso existe a preocupação de gastar menos tempo com documentação e mais com resolução de problemas.
2 Processo de Software
Um processo de software nada mais é do que a metodologia em si, onde temos um conjunto de atividades e resultados que nos auxiliarão no desenvolvimento de um software. Mesmo existindo diversas metodologias de desenvolvimento, há atividades que podemos citar como sendo fundamentais para qualquer metodologia: Especificação de Software, Projeto e
Implementação de Software, Validação de Software e Evolução de Software.
Pequenas e médias empresas que não dispõe de muitos recursos dificilmente fazem uso de alguma metodologia de software, o que faz com que a qualidade