Trincheiras
Podem ser abertas por meio de ferramentas manuais em áreas de difícil acesso, embora seja mais frequente o uso de retroescavadeira. As trincheiras podem ser abertas em quaisquer direções, embora seja usual a abertura em direções ortogonais a estruturação local, com o objetivo de cruzar feições como veios e filões potencialmente mineralizados.
Pode ainda ultrapassar os limites da área com indícios de mineralização, com o objetivo de definir claramente as máximas dimensões da área mineralizada. Numa etapa posterior ao reconhecimento de feições ou estruturas mineralizadas, é possível ainda a abertura de trincheiras paralelas a estruturação local, ou seja, ao longo de filões ou veios, com o objetivo de verificar seu traçado e continuidade. Reconhecimento em superfície por meio de trincheiras transversais
1- Brecha mineralizada
2- Brechas estéreis
3- Xisto
4-Calcário
A amostragem em trincheiras frequentemente é feita nas paredes por meio de canaletas (amostragem de canal), que cruzam a faixa mineralizada. Podem ser verticais ou horizontais, com profundidade centimetrica e largura entre 5cm e 10cm.
O mapeamento de trincheiras pode ser efetuado para elaboração de seções geológicas das paredes ou piso, por meio de pequenos piquetes para posterior divisão da área em quadriculas por meio linha ou barbante, em distancia compatível com a escala de mapeamento (1/50, 1/100).
Poços de Pesquisa Os poços de pesquisa são escavações iniciadas a céu aberto e que apresentam seções variáveis em função da profundidade requerida. Para poços com até 2m de profundidade, usualmente são adotadas seções quadráticas de 1m2. Para profundidades superiores a 2m, é comum o