trigonometria
•
TRIGONOMETRIA
O significado da palavra trigonometria ( do grego trigonon, “triângulo”,e metron, “medida”) nos remete ao estudo puro e simples das medidas dos lados, ângulos e outros elementos dos triângulos. A trigonometria plana lida com figuras geométricas pertencentes a um único plano, e a trigonometria esférica trata dos triângulos que são uma seção da superfície de uma esfera.
•
ORIGEM
A trigonometria começou como uma matemática eminentemente prática, para determinar distâncias que não podiam ser medidas diretamente. Serviu à navegação, à agrimensura e à astronomia. Ao lidar com a determinação de pontos e distâncias em três dimensões, a trigonometria ampliou sua aplicação à física, à química e a quase todos os ramos da engenharia, em especial no estudo de fenômenos periódicos como a vibração do som e o fluxo de corrente alternada.
Historicamente, a Trigonometria liga-se à Astronomia, tendo em vista a dificuldade natural que esta apresenta com relação ao cálculo de distância impossíveis de serem medidas diretamente. Atribuem-se os primeiros métodos de cálculo dessas distâncias a Hiparco, astrônomo grego que viveu no século II a. C que é considerado o “pai da trigonometria”.
Foi somente no século XVIII que o matemático suíço Leonhard Euller conseguiu desvincular a Trigonometria da Astronomia, dando àquela o caráter de ramo independente da Matemática.
Arquimedes também foi de grande influencia para a evolução da trigonometria.
•
HIPARCO DE NICÉIA
O pai da trigonometria foi o grego Hiparco de Nicéia, considerado o maior astrônomo da Antiguidade. Embora nascido em Nicéia, atual Iznik, na Turquia, Hiparco passou a maior parte de sua vida na ilha de Rodes, no Mar Egeo, onde montou um observatório astronômico.
Atualmente ele é considerado o fundador da astronomia científica, pois na segunda metade do século II a.C., foi o pioneiro na elaboração de uma tabela trigonométrica, isto é, uma tábua de cordas, que consistia em