Trigonometria apicada no vestibular

949 palavras 4 páginas
Sumário
Introdução 1
Trigonometria aplicada no vestibular 2
Questões: 2
Difíceis 2
Médias 4
Fáceis 4
Conclusão 7
Referencias 8

Introdução A Trigonometria surgiu com o intuito de calcular distâncias com base na medida de ângulos. A Astronomia foi a grande responsável pelo desenvolvimento da Trigonometria, pois foi a partir dos astrônomos que surgiram os seus primeiros fundamentos. A Trigonometria está relacionada a diversas áreas do conhecimento humano, na Matemática está ligada ao triângulo retângulo, triângulo qualquer e ao círculo trigonométrico. Há situações, em que se deseja efetuar medidas envolvendo objetos que não são diretamente acessíveis. Atualmente, a trigonometria não se limita apenas a estudar os triângulos. Sua aplicação se estende a outros campos da Matemática, como análise, e a outros campos da atividade humana, como a Eletricidade, a Mecânica, a Acústica, a Música, a Topologia, a Engenharia Civil etc.
Neste trabalho vamos ver a trigonometria aplicada no vestibular que é uma matéria dentro do bloco de matemática de grande importância. E alguns exercícios eseus graus de dificuldade.

Trigonometria aplicada no vestibular

A Trigonometria pode surgir em questões que façam referencia a ângulo, e como usar o cosseno, seno e tangente e o plano cartesiano. Quanto à trigonometria do ângulo agudo, no vestibular poderão surgir situações concretas de topografia e geografia. “Mas apenas situações que envolvem o triângulo retângulo”, afirma Zold. Portanto, vale a pena saber como usar seno, cosseno e tangente.

Questões:

Difíceis
1) (Unicamp-SP) Uma pessoa de 1,65 m de altura observa o topo de um edifício conforme o esquema abaixo. Para sabermos a altura do prédio, devemos somar 1,65m a:

a) b cos a b) a cos c c) a sen a d) b tg a e) b sen a

A altura do prédio ( tirando a parte do tamanho do homem ) é o cateto oposto ao angulo a

Logo, você poderia usar cateto oposto / hipotenusa ( dada por b)

Relacionados