Trifásico Ligações
LIGAÇÃO ESTRELA – ESTRELA
Harmónicos de 3ª frequência:
1.
Yy – Sem neutro dos 2 lados –
a)
Em vazio – Como não existe neutro no primário não pode circular o harmónico de tripla frequência da corrente magnetizante. O fluxo terá de conter um harmónico de tripla frequência, implicando que as f.e.m. induzidas quer no primário quer no secundário contenham um harmónico de tripla frequência, o mesmo acontecendo com as tensões por fase.
É evidente que as tensões compostas nunca conterão um harmónico de tripla frequência.
2
Tal facto obriga a dimensionar os enrolamentos para uma tensão por fase U S = u12 + u 3 ,
sendo u1 e u3 as tensões simples, respectivamente do termo fundamental e do 3.º harmónico.
Devido ainda ao 3.º harmónico resulta a chamada instabilidade do ponto neutro, que se verifica quer na Alta Tensão quer na Baixa Tensão.
Na figura 1 representam-se os vectores respeitantes às tensões simples (1,2,3) e o vector x representativo do 3.º harmónico. As verdadeiras tensões simples serão (1’,2’,3’). O sistema de tensões compostas mantém-se simétrico
Figura 1
Na figura 2 representa-se o diagrama vectorial das tensões referente a um instante posterior: os termos fundamentais rodaram por exemplo 30º e o terceiro harmónico terá que rodar 90º (frequência 3ω). O ponto neutro deslocou-se de «n» para «n’». O triângulo das tensões compostas não se deformou. O ponto neutro desloca-se sobre uma circunferência o que originará uma variação da fem induzida por fase. O tipo de núcleo que melhor amortece estes fenómenos é o núcleo de fluxos ligados, porque os fluxos de tripla frequência estão em fase nas colunas, não podendo portanto circular nas travessas, obrigando a que se fechem pelo ar.
b)
Em carga – Como não existe neutro não haverá possibilidade de circulação de harmónicos de tripla frequência originados na carga. Figura 2
1
2.
YNy - Com neutro no primário
a)
Em vazio – a corrente de