TRICOMON ASE
• FORMAS DE
CONTAGIO
• PREVENÇÃO
• O QUE É?
• SINTOMAS
N2º
N1º
O QUE É?
É uma infecção genital causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis. Sua transmissão ocorre por meio das relações sexuais ou contato íntimo com secreções de uma pessoa contaminada.
Pode ser transmitida por mulher/homem e mulher/mulher. Em geral, afeta mais as mulheres.
O Trichomonas vaginalis é um parasita que só infecta o ser humano; costuma viver na vagina ou na uretra, mas pode também ser encontrado em outras partes do sistema geniturinário. Por viver principalmente na parte interna da vagina, essa doença causa microlesões e dores, e pode até levar ao desenvolvimento de outras DSTs.
SINTOMAS
Nas
mulheres, os sintomas costumam iniciar durante ou após a menstruação.
Entretanto,
em alguns casos, essa doença pode permanecer meses sem apresentar nenhum sintoma, dificultando o tratamento após a descoberta.
Os principais sintomas para detectar a tricomoníase são:
Corrimento amarelado ou amareloesverdeada;
Coceira;
Odor forte e desagradável;
Irritação vulvar;
Dor;
Dificuldade de urinar.
Homens que têm tricomoníase raramente apresentam sintomas e geralmente não sabem que estão infectados. Entretanto, quando os sintomas ocorrem, eles incluem:
Irritação na parte interna do pênis
Leve corrimento
Ardor ao urinar ou ejacular.
FORMAS DE CONTAGIO
A doença pode ser transmitida pelo sexo sem camisinha com uma pessoa infectada. Para evitá-la, é necessário usar camisinha em todas as relações sexuais (vaginais, orais ou anais). É a forma mais simples e eficaz de evitar uma doença sexualmente transmissível.
PREVENÇÃO
Sendo uma doença sexualmente transmissível, a melhor forma de prevenção é o uso de preservativo em todas as relações sexuais. Caso você apresente alguns dos sintomas marque uma consulta com seu ginecologista para verificar a possível existência da doença e iniciar o quanto antes o
tratamento.