tributos e juros
Contrato social: é o documento que costam o nome da firma, sua atividade-fim, o endereço, os nomes dos sócios, o grau de participação de cada um, seus direitos e deveres. É a certidão de nascimento da empresa.
CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica): é o numero que representa a empresa junto á Receita Federal, tal qual o CPF para pessoas físicas. Este documento é válido em todo o território nacional e tem prazo de validade, necessitando ser renovado em tempos em tempos.
Inscrição Estadual: é o numero de identificação da empresa no estado em que se localiza.
Inscrição Municipal: é o numero de identificação da empresa no seu município.
Livros Fiscais: livros encadernados com a descrição de todas as vendas realizadas e de todos os serviços prestados no exercício de um ano, com o objetivo de fornecer as informações para o calculo dos impostos que serão recolhidos pelo governo. Existem vários tipos de livros fiscais.
Guias de Recolhimento de Impostos: espécie de boleto bancário usado para pagamento dos impostos, e, para cada um deles, há uma guia diferente. Os comprovantes de pagamento devem ser guardados durante um período previsto por lei e precisam estar à mão caso a empresa receba a visita de um fiscal do governo. Muitas dessas guias podem também ser pagas pela internet, e, caso a empresa opte por essa alternativa, deve imprimir o comprovante de pagamento, que é a sua garantia de que cumpriu sua obrigação.
Recibo de pagamento de salário (contra cheque): É um documento feito em duas vias: uma fica com o patrão, e, a outra, com o funcionário. Aquela deve ser assinada, e assim serve como um comprovante de que o salário foi pago. Nas empresas automatizadas, o contracheque só tem uma via.
Folha de Pagamento: relação, geralmente mensal, do salário pago a cada funcionário e também dos descontos efetuados (contribuição previdenciária, plano de saúde, Imposto de Renda, e outros benefícios que são descontados do salário bruto).