Tributos Sobre o Lucro v2
Alunos:
Marcos Mendes
Felipe Barbosa
Hérica Simôes
Suze
Felipe Vasconcelos
Matrícula: 11/0131258
Matrícula: 11/0011198
Matrícula:
Matrícula:
Matrícula: 11/0060407
Tributos Sobre o Lucro
IRPJ
É o imposto recolhido sobre o lucro das empresas, principalmente, recolhido para a Receita Federal e as informações desse tributo como base de cálculo, a depender do regime de tributação escolhido pela empresa. Os contribuintes são pessoas jurídicas e empresas individuais.
CSLL
É baseado na opção de tributação das empresas e recolhido pela receita
Federal. A alíquota é de 9% para as empresas que optam pelo lucro real e lucro presumido. Os contribuintes são pessoas jurídicas e empresas individuais. Tributos Sobre o Lucro
A questão principal na contabilização dos tributos sobre o lucro é como contabilizar os efeitos fiscais atuais e futuros de:
a) futura recuperação (liquidação) do valor contábil dos ativos
(passivos) que são reconhecidos no balanço patrimonial da entidade; e
b) operações e outros eventos do período atual que são reconhecidos nas demonstrações contábeis da entidade.
Tributos Sobre o Lucro
Transação entre empresas do grupo, onde a controladora deve reconhecer um ativo ou passivo fiscal diferido pela diferença temporária entre o momento em que o imposto é devido (pela regra fiscal) e o momento em que o imposto deve ser considerado como contabilmente incorrido (CPC 36 (R3) item B86, letra c).
O Pronunciamento Técnico CPC 32 – Tributos sobre o Lucro se aplica a diferenças temporárias, que surgem da eliminação de lucros e prejuízos resultantes de transações intergrupo.
Tributos Sobre o Lucro
CONCEITOS
Resultado Contábil: é o lucro ou prejuízo para um período antes da dedução dos tributos sobre o lucro.
Lucro tributável (prejuízo fiscal): é determinado de acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades tributárias, sobre o qual os tributos sobre o lucro são devidos (recuperáveis).