Tributos na indústria têxtil
CAMPUS BARRO PRETO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
IMPACTOS DA CARGA TRIBUTÁRIA NO RESULTADO FINANCEIRO
Alunos:
LEONEL, Paola Gomes
GARCIA, Marcelly Moreira
LOPES, William Lourenço
ABREU, Christiane Patrícia
BELO HORIZONTE/MG
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CAMPUS BARRO PRETO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
IMPACTOS DA CARGA TRIBUTÁRIA NO RESULTADO FINANCEIRO
Trabalho Interdisciplinar apresentado à disciplina de Projeto Aplicado do 2º período do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira – UNATEC – Barro Preto – Noite.
Orientador: LA FALCE, Jefferson Lopes.
BELO HORIZONTE/MG
2013
1. Introdução
A carga tributária no Brasil é talvez uma das maiores do mundo, as empresas brasileiras estão sofrendo nos últimos anos com uma concorrência predatória, muitas vezes de países com uma incidência de impostos muito menor e, também, com diversos subsídios.
De acordo com artigo “Carga tributária no mundo – Um comparativo Brasil X Brics” (Machado-Meyer,2010) o Brasil possui a maior carga tributária entre os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), contudo o tamanho dessa carga não é o grande problema. No mundo, o Brasil ocupa a 30º posição em carga tributária, de acordo com o “Estudo sobre Carga Tributária/PIB x IDH” realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
Com o livre comércio entre os países a competitividade ficou ainda mais acirrada, desta forma, a gestão financeira se torna muito mais evidente nas empresas. Aumentar a competitividade das empresas através de uma boa gestão financeira é de fundamental importância. Sendo assim, para que isso seja feito de forma cada vez melhor é necessário uma análise contábil minuciosa, capaz de identificar pontos importantes que possam ajudar no resultado final. A busca por melhores