Tributação brasileira:direito de todos, dever de poucos
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a tributação brasileira, no âmbito que desrespeita o retorno eficaz que a população brasileira tem sobre tudo aquilo paga. Compreende – se que tributo hoje é um dos assuntos mais complexos, pois, a população sabe que ele existe, no entanto não compreendem para onde são destinados. Compreende – se também que ele pode representar o reflexo de uma boa administração, em que tudo está de acordo com o esperado ou então representar uma má administração, em que o compromisso selado foi esquecido a partir do momento em que o governante atinge seu próprio objetivo e não o da sociedade em questão. Constata – se que é necessário reavaliar a qualidade tributária brasileira, para que uma melhora na vida das pessoas seja perceptível por todos. Trata – se de uma pesquisa explicativa e descritiva, pois pretende – se explicar e descrever a situação tributária brasileira, e como influenciam na qualidade de vida das pessoas. O universo são os contribuintes ativos que pagam os tributos exigidos pelo governo.
Palavras – chave: tributos, governo, informações,
Introdução
O Brasil tem a carga tributária mais pesada entre os países emergentes. Constata – se que os contribuintes precisam trabalhar em média cento e cinqüenta dias, para pagar todos os tributos que o governo exige, nessa disputa o Brasil está em segundo lugar, perdendo apenas para a Suécia que são precisos cento e oitenta e cinco reais de trabalho dos contribuintes.
Vê – se que no Brasil a sociedade existe para sustentar o Estado, o que os impostos absorvem de recursos do setor produtivo, por exemplo, poderiam ser usados para gerar mais empregos, mais consumos e mais investimentos. Os tributos achacam o trabalhador, o empresário, o consumidor, o agricultor, pois limita o seu poder de compra, sua independência financeira.
Estudos apontam que o peso dos impostos sobre a família de baixa renda é maior do que