tributaria
Série: 5º
Aluna: Anna Renata Tavares
Professor: Cleyton Silva
História Das Sociedades Modernas
1- Quais são as características apresentadas por Trevor-Roper para o período compreendido entre o renascimento e o iluminismo?
Trevor-Roper, ao caracterizar esse período, divide-o em dois períodos. O primeiro os 120 anos, que dura de 1500 a 1620, a idade da renascença européia. Onde a liderança intelectual e econômica, parece provir do sul, da Espanha e da Itália. Já o segundo período, que é de 1600 a 1800, é a idade do iluminismo, onde foram reatadas grandes realizações da renascença. Tanto na Espanha, quanto na Itália a liderança passou para as nações do norte, e ambas estagnaram, intelectual e economicamente.
No primeiro período, nações do norte se viravam para o mediterrâneo em busca de novas idéias. Já no segundo, ocorreu o inverso, as nações mediterrâneas que se voltavam para o norte.
2- Quais os critérios propostos pelo professor Falcon para a compreensão do mundo moderno?
O professor Falcon utiliza bastante critérios da transformação econômica e do caráter político como exemplos para facilitar esse período de transição entre o “antigo” e o “moderno”. Afirma que o “mundo moderno”é o espaço de tempo em que se constrói uma visão de mundo das sociedades ocidentais. Mostra também, ampliação do espaço físico, e do conhecimento, segundo ele “exótico” que lançam premissas de novos valores, tais como: civilização, humanidade, progresso e religião natural.
3- Como reconhecer o “novo homem moderno” a partir da leitura dos textos de Brecht, Cervantes, Maquiavel e Shakespeare?
Podemos notar em na obra de Brechet, que ele mostra o desenvolvimento da ciência e oposição ao primado da fé. Em Cevantes, notamos a inadequação dos comportamentos de Dom Quixote. Maquiavel, por sua vez, mostra o romance entre uma jovem casada e outro jovem, e deixa claro a idéia de que os fins