Tribos xavantes
Etnias Indígenas Brasileiras
Xavantes
Belém
2011
INTRODUÇÃO As primeiras notícias que se tem dos Xavantes, foram no século XVIII, no norte de Goiás. No século XIX transferiram-se para o Mato Grosso, estabelecendo-se na região da Serra do Roncador. Contatos mais amistosos só foram possíveis em 1946 e só em 1953 consentiram em contatar com os brancos.
Possuem um alto nível de complexidade sócio-cultural, grande mobilidade no espaço e tecnologia muito simples.Tem a aldeia-base como ponto de referência, com grandes migrações tanto na estação seca quanto na das chuvas. A coleta é uma atividade feminina, já a caça, é uma atividade masculina. A pesca tem pouca importância e a agricultura é pouco desenvolvida.
Analisando essas características e compreendendo a importância da cultura em manifestações artísticas e arquitetônicas neste grupo indígena, comentaremos três aspectos desta tribo: arquitetura (edifícios importantes para a organização da tribo), arranjo territorial e artefatos ritual-artísticos.
ASPECTOS ARQUITETÔNICOS
Os xavantes tem como característica a construção de aldeias com grande número de casas tendo como modelo tradicional, casa com forma circular com cobertura em cúpula, e abrigava uma família extensa matrilocal.
Participavam de sua construção – os adultos que nela iam morar -, o que ocorria durante a estação seca. Os maridos mais jovens cortavam a madeira, preparavam a estrutura de sustentação e as divisórias internas; as mulheres efetuavam a estrutura de vedação e o revestimento.
Inicialmente, fincava-se no chão um esteio de 5 a 6m de altura, que marcava ocentro da construção. Vários outros esteios maiores e mais finos eram fincados ao redor do esteio central, distanciando-se dele 3,50 ou 3,80m, mantendo entre si cerca de meio metro de intervalo. Esses esteios laterais