Tribos urbanas
Tribos urbanas, também chamadas de subculturas ou subsociedades, são constituídas de microgrupos que têm como objetivo reunir amigos com mesmos interesses, hábitos, pensamentos, e maneiras de se vestir e se comportar.
Com o crescimento urbano nas cidades, formando cidades com grande número populacional, os jovens se viram com a necessidade de se unir com outros jovens, que possuam os mesmos hábitos, maneiras de se vestir, pensamentos, comportamentos, formando assim as tribos urbanas, que já se organizam, têm normas, leis e códigos. Dessa maneira podemos perceber que o ser humano em sua fase jovem possui também a necessidade de viver em grupos e não com individualismo.
Toda sociedade possui não só uma tribo urbana, mas várias. E o tamanho dessas tribos varia de acordo com o nível populacional local.
As tribos urbanas possuem uma cultura informal, ou seja, diferente da cultura social considerada normal pela maioria na região. Essas tribos reúnem muitas das vezes emoções, sentimentos e certas formas de pensar diferente pela sociedade em que vive. Podemos ter como exemplo a tribo urbana dos funkeiros, que tem como principal característica o ritmo musical funk, possuem como outra característica um vocabulário que por muitos da sociedade é considerado obsceno. Temos também, as “drag queens”, que são um tipo considerado mais exótico, são na verdade homens vestidos de mulher e, que não modelam seus corpos com silicones ou hormônios. Ser drag significa dar vida a um personagem. Eles se preocupam com a moda, possuem uma linguagem específica e brincalhona e são irreverentes.
Preconceito, desconfiança, intolerância, curiosidade, admiração ou apenas modismo. Estas são algumas considerações feitas sobre as tribos.
Pois, na sociedade em que vivemos, ser diferente gera preconceito, este sentimento pode ser visto como um entrave do