Tribos Urbanas
TRIBOS URBANAS: PATRICINHAS
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1. Tribos urbanas 2
1.1. Tribos 2
1.2. Tribos urbanas 2
1.3. Conceito de Tribos Urbanas 2
2. Entre o arcaico e o tecnológico 2
2.1. Arcaico 2
2.2. Tecnológico 2
2.3. Arcaico X tecnológico 2
3. Identidade e identificação 3
4. Patricinhas 3
Conclusão 4
Referencias 5
Qual é a sua tribo?
1. Tribos urbanas
1.1. Tribos – grupos de pessoas da mesma etnia, que vive em comunidade sob a autoridade de um ou mais chefes e compartilha a mesma língua e os mesmos costumes.
1.2. Tribos urbanas – também chamados de subcultura ou subsociedade são constituídos de microgrupos que tem como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Essas gerações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir. Segundo Michel Maffesoli, o fenômeno das tribos urbanas se constitui nas “diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossa megapoles”.
1.3. Conceito de Tribos Urbanas – A expressão “tribo urbana” foi criado pelo sociólogo Frances Michel Maffesoli, que começou usa-los nos seus artigos a partir de 1985. A expressão ganha força três anos depois com a publicação de seu livro O tempo das tribos: O declínio do individualismo nas sociedades de massa.
2. Entre o arcaico e o tecnológico
2.1. Arcaico é algo pertencente a ou evocador de tempos remotos, referindo-se a uma fase anteriores ou período de estabilidade ou maturidade de uma cultura, organização social, estilo artístico, língua. Por extensão de sentido, arcaico significa também algo não usado há muito tempo.
2.2. Tecnológico é constituído pelos meios utilizados por uma organização de forma a conseguir atingir os fins a que se propõe. Todas as organizações necessitam, pois, de uma tecnologia ou de uma matriz de tecnologias, incorporadas tanto nos bens físicos como nos bens não