Tribos urbanas
Tribo urbana é o nome dado a um grupo de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicais e/ou ideologias políticas semelhantes. Algumas tribos são alternativas à ordem social baseada na organização familiar, outras são apenas nomes genéricos dados a determinados grupos de pessoas.
Tribos são mais comuns em grandes metrópoles, por esse motivo são chamadas de tribos urbanas. Todos os movimentos de contracultura são tribos urbanas, porém, nem todas as tribos urbanas são movimentos de contracultura.
Uma tribo jovem não é determinada por sua ideologia política, pois, nesse caso, o movimento hippie e o movimento punk seriam iguais. Apesar de ambos serem movimentos anarquistas, as atitudes dos hippies e dos punks são muito diferentes.
Existe um grande número de tribos urbanas. Este trabalho aborda a tribo dos tatuados. Em diversas culturas de distintas complexidades, a tatuagem mobiliza olhares, reflete sentimentos, classifica e ordena subjetivamente o fluxo intermitente de indivíduos que lhe servem de tela e que nela buscam distinções simbólicas. Formando uma espécie de linguagem, os desenhos da epiderme apresentam uma “gramática”. Por isso, a importância de pensar a identidade de grupos ou indivíduos a partir da tatuagem que opera como dispositivo de comunicação e identificação tanto individual quanto coletiva.
2. TRIBOS URBANAS A pós-modernidade caracteriza-se por trazer consigo todas as mudanças culturais e sociais, resultantes do triunfo do capitalismo sobre o socialismo real, e do declínio de um individualismo hegemônico, da modernidade fundada na máxima da razão, e nos princípios iluministas. O que vem alterar a percepção da realidade do indivíduo, que é obrigado a redefinir suas práticas cotidianas e estar exposto às diferenciações de experiências a serem vivenciadas. Acarretando o declínio das tradições e a acelerada pluralização de grupos primários, a chamada dessocialização causada pela cultura de massa, que resulta na