Tribos urbanas - heavy metal
O Heavy Metal foi popularizado em 1980 na Inglaterra e teve sua base no Blues-rock e o rock psicodélico, apesar de ter se desmembrado do gênero rock. Sonoramente o estilo surgiu com riffs de guitarra distorcidas, solos longos e refrões marcantes. As primeiras bandas de Heavy Metal foram: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, que traziam em suas letras protestos contra a repressão a sociedade, religiões, medos “dos lados obscuros da humanidade” e louvor aos “deuses do metal”.
Apesar de Black Zabbath ter sido a primeira banda de Heavy Metal da história, alguns consideram Led Zeppelin e Deep Purple os “pais” do metal, porém, o Black Sabbath foi também o primeiro a fazer um álbum completo cheios de riffs complexos, refrões longos e acordes pesados, considerado então, junto ao Iron Maiden e Megadeth, os percursores do estilo.
O Heavy Metal e seus Subgêneros
O Heavy Metal apesar de não ser um estilo próprio e sim um estilo do rock n’ roll, consegue criar subgêneros musicais que representam e tem uma autonomia própria pelo fato de explorar por novos sons e novos temas do cotidiano, nos quais, não estão presentes em outros estilos musicais já existentes.
No decorrer das décadas o Heavy Metal foi se fragmentando e essa fragmentação foi surgindo em diversas ocasiões e momentos históricos, mostrando suas particularidades a partir da cultura existente.
Os subgêneros do Heavy Metal:
• New wave of british heavy metal (Nova onda do Heavy Metal britânico) depois de uma grande explosão do punk rock pelo mundo, principalmente na Inglaterra nos anos 70. Certas populações movimentaram-se para resgatar o Heavy Metal e seus sons. A influência do “New Wave of British Heavy Metal” foi que, tiraram uma grande parte do Blues antigo e colocaram mais peso e agressividade em suas músicas. Foi deste movimento que surgiram bandas, que hoje, fazem um grande sucesso, como Iron Maiden, Judas Priest, Saxon, que são mais antigas.