Triassico
Período Triássico
É o período compreendido entre 250 e 200 milhões de anos atrás. O nome Triássico se deve aos três tipos de rochas, encontradas nas montanhas de Jura da França e Suíça, que datam dessa época. Durante esse período, quase toda a massa de terra do planeta foi concentrada em um único supercontinente, chamado Pangeia ("todas as terras").
O Triássico começou com a Extinção do Permiano, que deixou a biosfera da Terra pobre; levaria muito tempo para a vida recuperar sua diversidade anterior. Passado tal tempo, os répteis voltam a dominar o mundo e alguns voltam para o mar, porém com novas formas (entre as quais aquelas que originaram as tartarugas, aos crocodilos e os dinossauros terrestres e aquáticos). Os dinossauros do Triássico eram bastante diferentes dos que iam surgir no Jurássico e no Cretáceo, pois eram mais baixos, e a maioria eram quadrúpedes. Novas formas de anfíbios surgem em ambientes úmidos (dentre elas estavam os ancestrais de salamandras e sapos). Nesse período também surgem os primeiros mamíferos, originados a partir de amniotas mamalianos. Esses seres, apesar de serem pequenos e de hábitos alimentares insetívoro e onívoro, já apresentavam glândulas mamárias e pelos.
Surge uma nova radiação em ambientes marinhos. Novos tipos de corais, os hexacorais surgem, formando, de maneira modesta pequenas manchas de recifes, em comparação com sistemas de recifes de coral atuais ou anteriores.
Tomamos por base a Austrália de hoje como exemplo do que ocorria na Pangeia, já que ela é totalmente cercada por um oceano. A brisa oceânica consegue amenizar as temperaturas na borda da Austrália, mas o efeito desta brisa diminui indo para o