TRI I
PAZ PERPÉTUA NA EUROPA
Os meios utilizados até agora para a manutenção da
Paz são inteiramente ineficazes.
• Estes meios se reduzem a:
Tratados entre Soberanos (Primeira proposição)
Equilíbrio entre as duas Casas mais poderosas da
Europa. (Segunda proposição)
•
PRIMEIRA PROPOSIÇÃO A DEMONSTRAR
‘’ A atual constituição da Europa somente poderá produzir Guerras quase continuas, porque não é capaz de fornecer jamais uma segurança suficiente da execução dos Tratados’’.
SETE INCONVENIENTES
Resolver uma divergência pela guerra é inútil.
As pretensões dos filhos e de todos os descendentes e diversos sucessores dos Soberanos que por uma vez estiveram em Guerra jamais são perfeitamente eliminadas. Os
Soberanos da Europa não tem segurança suficiente de que suas soberanias serão preservadas, pois, por mais poderosos que sejam, a dissensão pode infiltrar-se em suas casas e em seus Estados.
Os Soberanos podem empenhar suas palavras, comprometer-se em promessas mutuas, assinar Tratados entre si, mas não haverá segurança suficiente de que um ou o outro dos contratantes não venha a mudar de ideia.
A Europa esta constituída de tal forma, que os Soberanos não conseguem obter justiça em assuntos de importância medíocre, a não ser adquirindo a um custo enorme armamentos de terra e mar.
Em cada sociedade, aqueles que não são parte em um processo não tem a infelicidade de estar obrigados a entrar nos processos de seus vizinhos Mesmo quando os Senhores são partes em processos, seus vassalos não deixam de comerciar entre si.
SEGUNDA PROPOSIÇÃO A DEMONSTRAR
‘’ O equilíbrio de poder entre a Casa de Franca e a Casa de Áustria não poderia produzir segurança suficiente, seja para a preservação dos estados, seja para a continuidade do comercio’’. VANTAGENS
1.
2.
Quanto às Guerras externas
Quanto às Guerras civis
“No
sistema da união, cada Estado tem mais segurança para sua preservação”
Quanto à continuidade do comércio...