TRF
CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA
LEONARDO JUNGLES
TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS PROPOSTA METODOLÓGICA E ESTUDO DE CASO
CORNÉLIO PROCÓPIO
2014
1. Descreva a metodologia proposta no artigo para a implementação da TRF.
Essa metodologia propõe quatro grandes estágios para implantação da TRF:
Estágio Estratégico
Nesse estágio, a metodologia enfoca a criação de ambiente favorável à implantação, enfatizando o envolvimento de funcionários da empresa em todos os seus níveis hierárquicos e planejando a formação de times de implantação.
Estágio Preparatório
É o primeiro passo para as ações voltadas à definição das estratégias de implantação da TRF, assim como da análise e da avaliação do processo atual.
Estágio de operacional
Consiste na aplicação prática das metodologias propostas para TRF, buscando um procedimento que possa ser aplicado de maneira genérica, independente do ramo de atuação e das características de cada empresa.
Estágio de comprovação.
O último estágio, de comprovação, consiste na consolidação das estratégias e das técnicas utilizadas na implantação da metodologia de TRF. A partir desse estágio, o ambiente deve estar preparado para ações de continuidade voltadas à redução do tempo de setup, no que se refere a novos projetos de produtos e processos, e à definição das políticas que determinarão o futuro da planta produtiva.
A metodologia proposta é ilustrada por meio de um estudo de caso, em que a metodologia de TRF é aplicada para reduzir o tempo de setup em equipamentos de furação em uma linha de produção de roupeiros, em uma indústria moveleira
2. Qual o produto, processo e operação escolhidos para a aplicação da TRF? Com base em que ocorreu a escolha?
O produto inicial a ser abordado corresponde à linha de roupeiros essa escolha foi feita pois ele foi responsável por 30,17% do faturamento da empresa no primeiro semestre de 2001.
A furação foi selecionada como o