Treliças
Treliças são estruturas formadas basicamente por barras retas unidas apenas pelas extremidades por nós articulados, os esforços são aplicados somente nesses nós, apenas esforços axiais de tração e compressão atuam nas barras.
Atualmente utilizam-se treliças em projetos de grandes construções que necessitam de uma estrutura leve e que suportem muita carga ou seja, com elevada resistência e que possam superar grandes vãos.
Bastante utilizadas em estruturas de coberturas de galpões comerciais, edifícios industriais, torres de transmissões de energia elétrica, pontes e diversos outras estruturas.
De uma forma pratica e relativamente rápida com ferramentas matemáticas e computacional é possível desenvolver estruturas com treliças de fácil execução, em função da rapidez na execução e menor peso da estrutura. Por necessitarem de pouco material será possível baixar o custo e otimizar a estrutura utilizando os diferentes tipos de treliças existentes.
O objetivo da construção de uma treliça é construir uma estrutura capaz de suportar cargas diretamente nos nós, essas cargas transmitem forças de tração ou compressão nas barras que estão ligadas pelo nó em questão. Ao saber a quantidade de carga que a estrutura terá que suportar é possível quantificar as reações de apoio e a força de tração ou compressão exercidas nas barras da treliça. Através da informação da carga que será exercida na estrutura utilizam-se diferentes métodos como método de Cremona, método de Ritter os quais vamos citar nesse trabalho.
Para uma mesma estrutura que seria necessário a utilização de uma estrutura de treliças em um vão muito grande e resistente a uma elevada carga, ha inúmeras formas de projetar as barras de treliças, e o engenheiro baseado em sua habilidade, experiência e intuição ira projetar a estrutura de uma forma eficaz.
Apresentaremos neste trabalho os tipos de treliças, métodos que são utilizados, seus tipos de aplicações em cálculos utilizados em projetos.