Treino Em Observação Participante
William Whyte estudava a história social de Corneville, e relata como foi o longo processo de observação e estudo daquela comunidade. Ele explica que inicialmente tentou ser aceito no local onde seria realizado o estudo, e que isso dependia das opiniões que as pessoas formariam sobre ele e das relações pessoais que o mesmo desenvolveria ao longo do tempo com os habitantes locais.
Teve a colaboração do líder da comunidade chamado Doc, que explicou muitas das dinâmicas da organização social de Corneville, e destaca que sua participação foi muito importante para as entrevistas e conversas que teve durante o processo, pois aprendeu quais perguntas podiam ser feitas ou não.
Além disso,
William Whyte percebeu que, com atenção e paciência, algumas respostas viriam sem precisar de uma pergunta para obtê-las.
Após sua inclusão na sociedade, William Whyte teve que imaginar até que ponto deveria envolver-se com os habitantes.
Uma vez estabelecido isso, ele foi capaz de atingir seu objetivo de estudo, evitando influenciar o grupo e estudando a situação de maneira menos intrusiva.
Finalmente, quando sentia que havia conquistado seu lugar na comunidade da Norton Street, o único obstáculo que havia em seu caminho para concluir seu trabalho era a forma que organizaria os dados que havia coletado desde o início do processo, pois queria diferenciar cada tipo de assunto e seu determinado lugar. Assim,
William Whyte cria um método de organização dos dados pesquisados para conferir e, quando fosse necessário, para revisar suas anotações.