Treino de natação
Este trabalho visa demonstrar a preparação de um atleta de alta competição, no período antes de uma prova nacional. Desta forma estruturamos este planeamento tendo em conta os objectivos a atingir.
Apresentação do Atleta
Nome:
Idade:
Nacionalidade:
Género:
Especialidade:
Ritmo de Competição
É a forma de treino que sugere ao atleta a própria competição, ao mesmo tempo que integra os outros tipos de trabalho.
Como as próprias palavras dizem, este treino é utilizado para solicitarmos as grandes funções dos nadadores, fazendo-os executarem um trabalho muito próximo ao ritmo de competição e verificar se é no inicio da prova, se é no meio ou no fim dela, além de termos exacto valor das saídas e viragens de cada atleta.
Um ritmo demasiadamente forte no início da prova leva o nadador a uma exaustão rápida do mesmo.
Ao contrário, se uma força real só é activada no final, é fato consumado que o início seja lento ou deficiente.
Se a saída não é boa por falta de explosão ou qualquer outro aspecto, devemos oferecer-lhes meios para suprir a deficiência.
Caso as viragens tornem seu nado mais lento, é preciso repará-las.
O que mais nos interessa, antes de tudo, é levar o nadador a um ritmo único, veloz, com sensível aumento no final, para alcançar o maior objectivo: A vitória.
Esse treino pode ser feito em qualquer distância e durante todo o ano, entretanto, seu emprego começa com uma ou duas vezes por semana e atingirá no máximo quatro.
É preciso cuidado para não estafar o atleta.
As repetições "quebradas" são muito aconselháveis para este tipo de treino, não esquecendo que haverá entre as repetições um repouso curto e um longo entre as séries.
Velocidade
Esta é a razão principal de um treino, ou seja, nadar cada vez mais veloz em qualquer distância para atingirmos índices cada vez melhores.
Isto leva-nos a crer que qualquer trabalho deve ser