Treinar at falhar
Muitas pessoas ainda acreditam que 3x8 cresce e 4x 15 define \o/
Pessoal por favor né, sei que não é culpa sua e sim dos profissionais completamente despreparados que estão espalhados nas academias do nosso país.
Tem uma frase que é assim : “loucura é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”
Isso explica o pq da falha, temos que superar nossos limites, para que o organismo precise se adaptar à nova realidade, ficando maior e mais forte e denso.
Existem 3 tipos de falha, isso eu aprendi com o grande mestre Waldemar Guimarães.
Primeira falha : é a psicológica, a maioria das pessoas não está apta a suportar dor, por isso ao primeiros indícios de dor ou de queimação (acido láctico) desistem do movimento (mas como vcs mulheres já nasceram prontas para sentir a dor do parto, isso não é problema). Desistir nessa altura não gera estimulo suficiente para que haja hipertrofia, a não ser que seja a sua primeira semana na academia.
Segunda falha: aqui realmente ocorre uma falha muscular, é a falha concêntrica (falha de contração) e quando o músculo fica impedido de contrair para locomover o peso, um exemplo é no supino, quando não conseguimos sozinhos elevar o peso. Essa falha gera estímulos mas ainda não é o que necessitamos.
FALHA TOTAL: essa sim é o que nós precisamos, e é a ultima a ocorrer, depois de ficarmos impossibilitados de contrair o músculo, ainda sim conseguimos segurar essa carga na fase excêntrica, voltamos ao supino , imagina que vc não consiga mais elevar o peso (falha de contração) ai seu parceiro de treino ajuda nessa fase e vc só segura a barra na decida (fase excêntrica ) até o momento que vc não aguenta nem levantar e nem segurar o peso, ai sim vc falhou a musculatura de uma forma completa .
Resumindo, *o numero de repetições pouco importa* e devemos não só falhar o músculo na fase de contração como também na fase de extensão !
*hipertrofia miofibrilar poucas repetições , hipertrofia sarcoplasmática muitas