Treinamentos 6-20 Hipertrofia
1) Componente Miofibrilar – formado basicamente pela proteína contrátil e representa algo em torno de 30% do volume celular total.
2) Componente Metabólico – formado pelo meio líquido intracelular (sarcoplasma), mitocôndrias, depósitos de gorduras e de glicogênio e etc., representando algo em torno de 70% do volume da célula.
Visto isto, começamos a imaginar que para adquirir o máximo volume muscular, precisamos de alguma forma estimular ambos os componentes da célula muscular.
Possuímos um grande número de fibras musculares dentro de um único músculo, entretanto nosso organismo utiliza sempre um mínimo de fibras musculares para fazer uma contração obedecendo a Lei do Tudo ou Nada que diz que quando um impulso nervoso chega a uma fibra muscular esta se contrai por completo ou não.
Ok, agora a pergunta. O que fazer então para conseguir que mais fibras musculares participem do trabalho e que se consiga estimular todos seus componentes?
A Técnica 6/20 é muito simples de executar. Vamos a ela… Tomemos como exemplo uma série na cadeira extensora.
Selecione uma carga pesada o suficiente 6 repetições até a falência muscular.
Imediatamente reduza a carga para mais 20 repetições até a nova falência muscular e PRONTO!
Descanse por 60 segundos e prepare-se para nova série!
O ritmo de execução acaba sendo ditado pela própria quantidade de carga, onde apesar de tentar fazer um ritmo explosivo na fase positiva para 6 repetições este naturalmente sairá lento e assim controle a fase negativa um pouco mais lenta que a positiva.
Para as 20 repetições procure manter um ritmo 2:1, que significa 1 tempo para a fase positiva e 2 tempos para a fase negativa.
Esta técnica pode ser aplicada sobre qualquer grupo muscular, tanto em exercícios isolados (monoarticulares) quanto básicos (multiarticulares).
O ideal é