Treinamento
Os métodos de treinamentos costumam ser formais e informais, no trabalho ou fora do trabalho.
Treinamento Formal – Ele é planejado com antecedência e com formato estruturado;
No treinamento formal a importância da aprendizagem variará entre os participantes, de acordo com a necessidade de cada um dos indivíduos e isso terá impacto direto na absorção do conhecimento.
O Treinamento no trabalho ou on –the- job, é aquele que ocorre no dia a dia, com a realização de tarefas rotineiras e orientação da chefia, através de feedbacks.
O treinamento formal interno é composto por cursos, palestras e seminários para a capacitação dos funcionários e é realizado fora do local de trabalho. Normalmente é ministrado para um grande número de pessoas, minimizando o risco de perda de investimento. É exclusivo para funcionários.
O treinamento formal externo é aberto ao público, tendo como uma de suas vantagens o contato com colegas de outras empresas e a troca de experiências além de realizar networking.
Treinamento Informal – Não estruturado, não planejado e facilmente adaptável às situações e dos indivíduos – para ensinar habilidades e manter os funcionários atualizados.
Treinamento informal se refere a oportunidades naturais que surgem no cotidiano, onde a própria pessoa controla seu processo de aprendizagem. resulta da integração de funcionários, tarefas diárias, oportunidades, eventos, rotinas. Situações que fogem dos planejamentos e procedimentos do cotidiano, interações com a cultura e o ambiente externo.
Angeloni (2005), diz que ambos os métodos tem sua importância, mas é fundamental que a empresa não fique refém de conversas casuais para que o conhecimento organizacional seja disseminado. É preciso estabelecer uma estratégia de compartilhamento formal e informal, direcionadas com os objetivos e metas organizacionais.