Treinamento
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos as empresas mundiais, vêm sofrendo grandes transformações, transformações essas que estão levando as empresas a buscar novas alternativas para se adaptar ao mercado, que acima de tudo esta sendo muito competitivo, e um dos programas que sendo bastante utilizado é o programa de treinamento para as empresas, onde é feito o programa de levantamento de dados colhidos ou obtidos dentro da empresa ou na empresa que vem enfrentando os problemas.
Porém, para a elaboração desse programa de treinamento é necessário seguir algumas etapas que podem auxiliar na obtenção das informações necessárias sobre a empresa. Entre estas etapas podemos destacar o levantamento das necessidades, onde serão listados os problemas encontrados dentro da empresa; o programa de treinamento, que é a definição das estratégias do treinamento, ou seja, o que treinar e quem devem aprender, entre outros; implementar o programa de treinamento, ou seja, definir o melhor método para atingir os objetivos propostos alem de solucionar os problemas da empresa, para finalizar deve-se fazer a avaliação dos resultados do treinamento, que é quando busca-se avaliar se o programa atingiu seus objetivos pré estabelecidos.
Por fim, enfatizamos a importância da realização dessa atividade dentro da empresa, considerando que ela é de uma importância muito grande para as empresas, pois pode se encontrar todas as falhas existentes dentro da empresa e com isso buscar programas para solucionar estas falhas.
1. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
A palavra treinamento é utlizada para referenciar todo esforço que as organizações fazem para estimular o aprendizado dos funcionários, objetivando a mudança de comportamento permanente, sendo focado em objetivos de curto prazo (Milkovich; Boudreau, 2000; Bohlander; Snell; Sherman, 2003).
O treinamento é o “processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho” (carvalho, 1999, p.125).
“Treinamento