Treinamento e desenvolvimento
Gabriela Heleno
João Pedro PieriniRebeca GasperiniVictória Campos |
Treinamento e Desenvolvimento
Toda vez que chega um novo funcionário na empresa, tudo deve ser mostrado a ele. Desde o local onde as coisas são guardadas até o jeito que os papéis devem ser arrumados, passando por como ele deve desempenhar a sua função. Tarefa que demanda tempo e paciência, mas que pode ser facilitada utilizando a técnica do treinamento e desenvolvimento.
Treinamento e desenvolvimento, como o próprio nome diz, é um sistema que objetiva melhorar os resultados dentro da empresa e otimizar o trabalho dos funcionários.
Como afirmado acima, essa técnica pode – e deve – ser utilizada para os novos funcionários como maneira de eles adaptarem-se melhor ao ambiente de trabalho, mas os que têm mais tempo de casa também precisam do treinamento e desenvolvimento. Isso porque o aperfeiçoamento é outro intuito desse sistema.
História do Treinamento e Desenvolvimento
Apesar de o ser humano, desde os seus primórdios, ter tentado otimizar seu trabalho, foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que a importância dessa técnica foi reconhecida. Essa ânsia por utilizar o treinamento e desenvolvimento durou até a década de 80 e hoje, apesar de ainda ser utilizada, não é muito conhecida pelo grande público e pelas empresas pequenas ou que não valorizam seus empregados.
Modalidades de treinamento
Entre as modalidades de treinamento existe o Treinamento presencial. Este está voltado para o treinamento com a presença física do instrutor. O seu objetivo, do instrutor, é qualificar, aperfeiçoar, ou ainda reciclar o desempenho dos treinados. Geralmente, este treinamento é realizado dentro de salas de aulas, mas por ventura poderá ocorrer em escolas de formação profissional, instalações adaptadas dentro do próprio local de trabalho, entre outras alternativas.
Outra modalidade de treinamento é o realizado à