Treinamento e desenvolvimento
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALISTA
2014
O Objetivo desta ATPS será o aprendizado sobre Leis Trabalhistas e Negociações Sindicais bem como sua Evolução, além de termos uma visão ampla a cerca de necessidades constantes de estímulo e dinamismo com funcionários e equipe de Trabalho, valorização do colaborador, qualidade de vida no trabalho e rendimento Profissional.
1. INTRODUCAO
Evolução das Relações Sindicais do Brasil
No inicio do século XX, existia exploração da forca de trabalho de mulheres e crianças, com jornadas de trabalho de 14 ou 16 horas diárias. Havia pagamento de salário extremamente baixos, sendo reduzidos como forma de punição e castigo, sendo explorados, sofriam de violência física e moral imprimida pelos patrões, para produzir lucros e acumular riquezas.
Após a escravatura surgiu o trabalho assalariado para a classe operaria em fábricas e industrias. No século XX surgiram militantes operários que procuravam, a partir das lutas sindicais, derrubar o regime capitalista, o estado e toda forma de opressão. A Revolução Russa de 1917 influenciou movimento operário mundial e as ideias operarias contra o capitalismo. Após isso em 1922 fundou-se o Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi o ponto alto da herança comunista e de sua presença no movimento sindical nas primeiras décadas do capitalismo brasileiro. Os trabalhadores lutavam na defesa dos interesses dos operários, com objetivo de melhorar as condições de vida dos trabalhadores e de conquista dos seus direitos. Nos primeiros 30 anos foram intensas lutas e enfrentamento contra o capitalismo.
A República no Brasil foi construída desrespeitando e agredindo violentamente o povo trabalhador. Os senhores de elite mesmo com o fim da escravatura, onde tiveram que fechar suas senzalas, continuou com o pensamento de explorar os trabalhadores, mesmo nas fabricas não garantiam os