Treinamento e desenvolvimento
O conceito de Gestão do Conhecimento surgiu no início da década de 90 e, de acordo com SVEIBY (1998, p.3) " Gestão do Conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional, faz parte da estratégia empresarial.
Para entendermos o conceito de Gestão do Conhecimento precisamos entender o conceito de dados, informação e conhecimento, até entender o processo de Gestão do Conhecimento.
Para uma organização, "dado é um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos" (Davenport e Prusak, 1988, p.2).
Os dados são a matéria-prima para a criação d informação.
Informação é uma mensagem com dados que fazem a diferença, e onde existe um emitente e um receptor. É um produto capaz de gerar conhecimento. A informação é um material necessário para extrair e construir o conhecimento.
Afeta o conhecimento, acrescentando-lhe algo ou reestruturando-o(Machlup, 1983).
O conhecimento deriva da informação, assim como a informação deriva dos dados. Segundo Davenport e Prusak(1998, p.6) "o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica, a medida que interage com o meio ambiente.
Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização.
A Gestão do Conhecimento leva as organizações a tomar decisões certas com relação a estratégia a ser adotada, em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços.
É a prática de agregar valos à informação e de distribuí-la.
Os maiores desafios na Gestão do Conhecimento é a tendência dos colaboradores de reter seus conhecimentos, até mesmo pelo fato de não estar motivadas a mostrar o que sabem.
A Gestão do Cohecimento, segundo Terra (2000), tem um caráter universal, aplica-se a as empresas de todos os portes e nacionalidade e requer a criação de novos modelos organizacionais, novas posições quanto ao