Treinamento e desenvolvimento
TÉCNICO
Como aumentar a vida útil dos clichês
Fonte:www.tpgflexo.com.br
Como aumentar a vida útil dos clichês
De um lado, fabricantes de matéria-prima argumentam que nas condições ideais, o clichê de fotopolímero é capaz de produzir milhões de impressões. Do outro lado, impressores reclamam que o clichê é um dos itens mais caros da flexografia. A verdade é que, independemente do processo, o custo de pré-impressão depende em grande parte da tiragem e no caso específico da flexografia, a durabilidade do clichê pode ser um fator decisivo da equação de custo. A frequência com que o clichê costuma ser substituído antes de completar a tiragem do primeiro pedido pode ter como causa, a falta de alguns cuidados simples de manuseio e conservação. Tratados de forma adequada, os clichês costumam honrar a promessa dos fabricantes, proporcionando altas tiragens, alta qualidade de impressão e com excelente relação custo-benefício.
Exposição à luz
O fotopolímero é um polímero sensível à luz, especificamente aos raios de luz ultravioleta das expositoras de chapas, mas também aos raios solares e à luz branca das lâmpadas fluorescentes. A luz ultravioleta é utilizada para a polimerização (endurecimento) da chapa no processo de gravação, mas depois de finalizada, a chapa continua sensível à luz, reduzindo a sua vida útil. Durante a impressão, o clichê é protegido da luz pela película de tinta, mas logo após a limpeza, o mesmo ficará vulnerável, necessitando ser protegido. O método mais simples, é o do envolvimento dos clichês em papel opaco como o Kraft. Procedimento que deverá ser adotado tanto para os clichês armazenados como para os montados em impressora, quando esta permanecer parada por longos períodos.
Desmontagem
O clichê pode ser facilmente danificado ao ser desmontado do cilindro, impedindo a sua reutilização futura. Os danos mais recorrentes nesta operação são vincos e rasgos iniciados por facas ou estiletes. O descolamento da chapa do