Treinamento e desenvolvimento
Introdução
O treinamento é um tipo de educação profissional mais especifico que formação profissional e aperfeiçoamento profissional. O treinamento é portanto, um processo educacional para gerar mudanças de comportamento. Seu conteúdo pode envolver transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, de atitudes e de conceitos.
O capital humano deve ser bem aplicado e desenvolvido. O treinamento é uma fonte de lucratividade porque aumenta esse capital. Ele enriquece o patrimônio humano da organização.
O treinamento e o desenvolvimento constituem processos de aprendizagem, isto é, de alteração comportamental das pessoas através de quatro tipos de mudanças: transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, de atitudes e de conceitos, o treinamento é um processo composto de quatro etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.
Devido a um ambiente corporativo exigente e dinâmico as organizações buscam ações voltadas as constantes capacitações das pessoas, com intuito de torna – las mais eficazes naquilo que fazem (GIL, 2007.p. 118).
O gestor de pessoas neste momento deve utilizar de forma adequada os horários e dias de treinamento ao seus empregados, pois assim não irá ocupar o tempo restante que o trabalhador tem para sua vida social, isso se encaixa para os treinamentos após o horário de expediente ou na folga do funcionário. O mesmo também deve entender o porque do treinamento para a equipe ou um funcionário especifico. De acordo com Chiavenato (2004, p. 339), no passado, alguns especialistas em RH consideravam o treinamento como um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados. Mais recentemente, o conceito foi ampliado considerando – se o treinamento como um meio para alavancar o desempenho no cargo.
Quase sempre o treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de