Treinamento e Desenvolvimento - Universidade Ambev
Faculdade de Economia e Administração
Gestão de Pessoas V
AMBEV
HISTÓRICO/ INSTITUCIONAL
A Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), nasceu em 1999 na fusão entre a Companhia Antartica e a Cervejaria Brahma. É uma empresa de capital aberto produtora de bens de consumo do Brasil. Atualmente é a maior empresa da América Latina, com um valor de mercado de U$120,1 bilhões.
A Ambev domina boa parte do mercado de bebidas no Brasil, onde também produz e distribui a marca Stella Artois no Brasil. Têm licença para os produtos da Pepsi Co no Brasil.
O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada no mercado de novas marcas tanto da Ambev como da concorrência, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.
Na época da fusão, as duas empresas empregavam 16 mil pessoas. Atualmente, a Ambev tem mais de 40 mil funcionários, dos quais aproximadamente 26 mil só no Brasil. Sua cadeia produtiva emprega, de ponta a ponta, cerca de 6 milhões de pessoas. Hoje, mais de 100 profissionais brasileiros ocupam cargos de liderança em todas as operações da AB InBev no mundo (EUA, Europa, China, Rússia).
Suas marcas obtiveram grande destaque em 2012, em especial no setor de cerveja premium. Conseguiram reverter uma tendência de queda pela primeira vez depois de cinco anos e voltaram a crescer dentro do segmento, chegando a 6% do mercado no Brasil. Esse crescimento foi impulsionado pelo posicionamento com Budweiser, Stella Artois, Bohemia e Original, marcas que aproveitaram as oportunidades surgidas com a ampliação da classe média no país e o refinamento possibilitado pelo incremento da renda. Conseguiram acompanhar a ampliação das marcas internacionais, oferecendo aos consumidor o melhor das cervejas do mundo.
A Brahma voltou a crescer nas regiões Nordeste e