Treinamento Reciclagem de Brigada
5- FORMAS DE COMBUSTÃO As combustões podem ser classificadas conforme a sua velocidade em: completa, incompleta, espontânea e explosão.
Dois elementos são preponderantes na velocidade da combustão: o comburente e o combustível; o calor entra no processo para decompor o combustível. A velocidade da combustão variará de acordo com a porcentagem do oxigênio no ambiente e as características físicas e químicas do combustível.
5.1 – Combustão Completa
5.2 – Combustão Incompleta
5.3 – Combustão Espontânea
5.4 - Explosão
6– MÉTODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO Os métodos de extinção do fogo baseiam-se na eliminação de um ou mais dos elementos essenciais que provocam o fogo.
6.1 – Retirada do Material
6.2 – Resfriamento
6.3 - Abafamento
7 – CLASSIFICAÇÃO DOS INCÊNDIOS E MÉTODOS DE EXTINÇÃO Os incêndios são classificados de acordo com os materiais neles envolvidos, bem como a situação em que se encontram. Essa classificação é feita para determinar o agente extintor adequado para o tipo de incêndio específico. Entendemos como agentes extintores todas as substâncias capazes de eliminar um ou mais dos elementos essenciais do fogo, cessando a combustão.
7.1 – Incêndio Classe ``A´´
7.2 – Incêndio Classe ``B´´
7.3 – Incêndio Classe ``C´´
7.4 – Incêndio Classe ``D´´
7.5 – Incêndio Classe ``E´´
Incêndio desenvolvido em materiais radioativos que devido à sua composição química desprendem radiações sob a forma de energia luminosa ou muitas vezes através de ondas eletromagnéticas invisíveis ao olho nu. Tais radiações em contato com o nosso corpo provocam o surgimento de mutações genéticas, feridas e