Treinamento organizacional
1 – INTRODUÇÃO
É através da experiência e estudo que o homem consegue alcançar muitas soluções para os diversos problemas que surgem no dia a dia. A educação possibilita alcançar o desenvolvimento econômico, e conseqüentemente elevar o nível social, sem aumentar as habilidades, sejam elas intelectuais ou técnicas.
Logo, aumentar a capacitação e as habilidades das pessoas é função primordial do treinamento.
O treinamento é uma das responsabilidades gerenciais de maior importância nos dias de hoje, pois o objetivo de toda empresa é ter rentabilidade.
Para alcançar esse objetivo, a empresa precisa ter clientes satisfeitos que comprem seus produtos e divulguem a sua satisfação para outras pessoas, garantindo assim uma conquista maior do mercado. Para ter clientes satisfeitos, a empresa deve produzir com qualidade que venha a saciar os desejos e as necessidades do consumidor. Para ter qualidade em tudo o que se faz, deve-se ter pessoas qualificadas produzindo, e para ter estas pessoas, a empresa deve investir na preparação das mesmas através de treinamentos.
Treinar é “o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem” (CHIAVENATO,
1994),
é
educar,
ensinar,
mudar
o
comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, ensiná-las a mudar de atitudes. Treinar no sentido mais profundo é ensinar a pensar, a criar e a aprender a aprender.
2
A missão do treinamento pode ser descrita como uma atividade que visa: ambientar os novos colaboradores/funcionários; fornecer aos mesmos novos conhecimentos e desenvolver comportamentos necessários para o bom andamento do
trabalho;
e
conscientizá-los
da
real
importância
de
autodesenvolver-se (TOLEDO, 1986).
Cada vez mais, observam-se evidências suficientes para afirmar que, quanto mais as organizações investem na capacitação de seus colaboradores, mais sucessos apresentam, obtendo