treinamento nas organizações
Cássia Segal
Professor Tutor Externo – Guilherme Pegorini
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Recursos Humanos (RHU0038) – Prática do Módulo I
23/11/11
RESUMO
Com o presente trabalho proponho demonstrar a importância de um programa de treinamento na sua máxima função de proporcionar o aprendizado. Para alcançar este objetivo o texto divide o tema definindo o conceito e depois em etapas, sendo elas o levantamento de necessidades, planejamento, escolha do instrutor, realização e avaliação de resultados. A intenção da pesquisa é ressaltar os pontos essenciais para um treinamento produtivo para a organização e para os colaboradores.
Palavras-chave: Treinamento, planejamento, execução.
1 INTRODUÇÃO
O treinamento é o investimento da organização nas pessoas. Há uma grande busca por colaboradores multifuncionais, flexíveis, que tenham múltiplos conhecimentos e alta capacidade de adaptação. Isso se deve ao fato de que as empresas tem de se renovar o tempo todo, para se diferenciar da concorrência e satisfazer à clientes cada vez mais exigentes.
Treinar pessoas é adequá-las à cultura da empresa, disseminando claramente suas políticas. Tem função de direcioná-las com seu modelo de comportamento e às preparando para lidarem com a modernização da empresa ou para serem remanejadas, desenvolvê-las para que suas competências sejam bem aproveitadas. Ao contrário do conceito de desenvolvimento de pessoas, que visa resultados à longo prazo, o treinamento propõe a excelência na execução das tarefas propostas a curto prazo, visa aumento de desempenho e lucro. Treinamento significa “o preparo da pessoa para o cargo”. (Chiavenato, 2002)
2 O TREINAMENTO COMO FUNÇÃO ESTRATÉGICA
A área de treinamento e desenvolvimento das empresas tem função estratégica, pois deve prever que habilidades serão necessárias nos colaboradores para manter a saúde da organização. Trata dos objetivos, e metas; discute questões de clima