treinamento especial
1.1-Identificação do estudo:
O presente estudo relata a necessidade do trabalho de adaptação dos exercícios nos aparelhos disponíveis em academias, para amputados de membro inferior.
Diante do proposto, foram avaliadas diferentes referenciais teóricos e pesquisadas as necessárias adequações para o trabalho de força sem expor o indivíduo a futuras lesões.
A elaboração do programa de exercícios é diferente para cada indivíduo, dependendo do grau de amputação e objetivo específico, proposta de forma individualizada e respeitando-se os níveis de aptidão física, idade e sexo.
Através de adaptação dos exercícios nos aparelhos de musculação, apresentamos uma proposta de programa de exercício visando um melhor equilíbrio da musculatura, minimizando assim, o risco de lesões, e como conseqüência, uma melhor qualidade de vida para o indivíduo amputado.
1.2 Justificativa
Diante da falta de trabalhos científicos e bibliografia específica torna-se fundamental uma abordagem sobre o assunto, como forma de minimizar o risco de lesões no membro inferior preservado.
1.3- Objetivos
Adaptação nos aparelhos de musculação;
Prevenir vícios posturais;
Melhorar a qualidade de vida;
Proporcionar um trabalho de hipertrofia
Investigar a hipotrofia da musculatura próxima ao coto de amputação.
1.4- Metodologia
Foi realizado um trabalho de campo na sala de musculação da UNIVERSO / SG, baseado na análise dos movimentos do coto de amputação e adaptando-se uma correia de tração para possibilitar a execução dos exercícios, além de pesquisas bibliográficas.
Palavra chave: Amputação:
Privar se de algum membro parte dele, ou de alguma parte do corpo, mutilado.
2
2.1- Embasamento teórico
"A principal função membro superior é orientar a mão no espaço, permitindo-lhe os movimentos delicados e especializados capazes de executar, e por outro lado, as principais funções do membro inferior são a locomoção e a sustentação do peso" (Dângelo, 2002).
O indivíduo que sofre