Treinamento desportivo individual
Prof.Dr. Alex Souto Maior
Doutor em Fisiologia – IBCCF/UFRJ Mestre em engenharia biomédica – IP&D/UNIVAP
HISTÓRIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO
Até início da década de 40
IMPROVISAÇÃO
SISTEMATIZAÇÃO
PRÉ-CIENTÍFICO
Empirismo, cuja principal característica eram as sensações: PRÁTICA
HISTÓRIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO
PRÉ-CIENTÍFICO Na década de 20, KRUMEL da Alemanha e PIKALA da Finlândia, tentaram demonstrar que as resistências aeróbica e anaeróbica não eram adquiridas somente com corridas de longa distância, mas também por corridas curtas e de grande intensidade, seguidas de repouso.
Em 1930, GOSSE HOLMER da Suécia, criou o FARTLEK, um método natural, mais conhecido como "jogo de velocidade", de intensidade bastante variável, e que o atleta executava conforme sua vontade, sem controle rigoroso: corridas em plano, subidas, descidas e trechos de areia e grama, fases cronometradas e trabalho de musculação de forma natural.
HISTÓRIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO
PRÉ-CIENTÍFICO Entre 1933 e 19936 surgiu GERSCHELER da Alemanha que ainda de forma empírica, usava distâncias curtas com pausa percebendo que estas pausas eram muito importantes, estabeleceu que o atleta deveria acostumar-se também com o ritmo da prova em treinamento.
HISTÓRIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO CIENTÍFICO
REINDEL e ROSKAM ambos da Alemanha, que baseados no método de GERSCHELER e em pesquisas fisiológicas, criaram o método conhecido como intervall-training, iniciando naquele momento o período científico do treinamento desportivo. Em 1945, iniciou-se nos EUA, o trabalho com pesos, WEIGTH-TRAINING, mas somente como reeducação funcional para os feridos de guerra. Este método foi estudado cientificamente por YAKALOV e KOROBCOV, sendo aplicado posteriormente no atletismo e outros esportes pela Rússia e Alemanha. Entre 1948 e 1960, ocorreu a fase áurea do INTERVAL-TRAINING, onde a união deste método com WEIGTH-TRAINING promoveu grandes resultados no