TREINAMENTO DE FUTSAL PARA CRIANÇAS DE 09 À 12 ANOS
Segundo (FIGUEIREDO, 1996), o futsal como esporte nascido e estruturado sob a influência do futebol que no Brasil tornou – se muito popular nos últimos anos vem apresentado um crescimento como o do futebol. O interesse da mídia, dos clubes e associações e de empresas patrocinadoras, levou o futsal a um grande crescimento nas duas últimas décadas, atingindo e mantendo – se em alto nível (não só considerando aspectos do jogo, como também organizacionais, competitivos e profissionais).
O crescimento do futsal não é notado apenas pela propaganda nos meios de comunicação. Seu fato mais notório de popularidade é visto nas escolas, clubes e associações, que encontraram, neste esporte, uma forma para substituir aquele futebol praticado pelas crianças nos campos de esquina ou em praças e que, ano a ano, tornam – se mais escassos.
Além de substituir estes espaços perdidos pelo futebol, o futsal constituiu – se como principal fonte de busca para o futebol dos chamados “talentos desportivos”. A prática do futsal que, de forma genérica, na maioria dos estados brasileiros, inicia-se por volta dos 05 – 06 anos de idade, em função da maior participação (no que se refere a contato com a bola) técnica motora da criança, se comparada ao futebol, proporciona um desenvolvimento mais rápido das bases essenciais para o desenvolvimento e treinamento de caráter específico que ocorrerão nos próximos anos.
CAPÍTULO I
1. SOBRE O FUTSAL
1.1. Origem e história do futsal
Segundo a confederação brasileira de futsal a origem do futebol de salão remete ao Uruguai de 1930. Era uma época feliz graças à conquista da primeira Copa do Mundo da FIFA, e uma bola rolava em cada campo de Montevidéu. Juan Carlos Ceriani, um professor de educação física argentino que morava na cidade, notou que, por causa da falta de campos de futebol, as crianças praticavam o esporte em quadras de basquete. O conceito da nova modalidade estava diante de seus