TREINAMENTO DE FOR A R PIDA APLICADO NA PREPARA O DE JOVENS TENISTAS
1240 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTESJAIRO VIERA DANTAS
RESENHA CRÍTICA: TREINAMENTO DE FORÇA RÁPIDA APLICADO NA PREPARAÇÃO DE JOVENS TENISTAS
Trabalho realizado como um dos pré-requisitos na aprovação da Disciplina Tênis de Campo ministrada pela Prof. Carla no 5º período do Curso de Educação Física Bacharelado na Universidade Tiradentes - UNIT
Aracaju
2013
TREINAMENTO DE FORÇA RÁPIDA APLICADO NA PREPARAÇÃO DE JOVENS TENISTAS
INFORMAÇÕES DA AUTORIA
O autor do artigo Treinamento de Força Rápida Aplicado na Preparação de Jovens Tenistas, o Prof. Rui Jorge Moreira Souza é mestre em Ciência da Educação –UAA/PY e professor e coordenador de pós-graduação da Faculdade de Macapá – FAMA.
INFORMAÇÕES DA OBRA
O artigo em questão tem vinte páginas e é subdivido em resumo, abstract, introdução e referencial teórico que é subdividido em tópicos que tratam dos aspectos fisiológicos e biomecânicos aplicados ao tênis de campo, do treinamento das principais capacidades físicas em tenistas, do planejamento do treinamento desportivo para jovens tenistas e por fim a conclusão.
OBJETIVO DA OBRA
O objetivo do artigo foi o de analisar o treinamento de força rápida em tenistas, para tanto o autor se utilizou de uma pesquisa bibliográfica analisando livros e artigos que tratavam dos temas tênis, treinamento de força, desenvolvimento motor de jovens, entre outros ligados ao esporte e principalmente ao jogo de tênis.
JUSTIFICATIVA DA OBRA
Como justificativa principal para a confecção do artigo o autor argumenta que foi principalmente devido às conquistas realizadas por brasileiros, principalmente Gustavo Kuerten ocasionou o crescimento pelo interesse pela procura do tênis como atividade física e desportiva, e esta procura se deu na maioria por jovens, o que na sua visão tornou necessário o estudo das variáveis que influenciam no desenvolvimento motor desta atividade.
DIGESTO
Na construção do referencial teórico o autor observou no tocante aos seus aspectos fisiológicos e